Curiosidades que você não sabia sobre xampu

Ele é o produto mais indispensável para manter seus cabelos limpos e saudáveis. Pode ser o responsável pelo sucesso dos seus fios, mas nem sempre ganha a importância que merece ter. Para tirar o melhor resultado e usar o seu xampu com excelência, selecionamos oito truques e dicas nas quais você deve ficar atenta e que podem mudar a sua relação com esse item.


Xampu tem data de validade!
A dica, que é sempre muito óbvia para alimentos, não pode ser esquecida quando se trata de produtos de beleza. Embora o xampu tenha data de validade bem extensa, em torno de 2 anos, dependendo do fabricante, é importante ficar de olho nesse quesito. Se o prazo expirou o resultado obtido pode ficar a desejar.

O ideal para o seu cabelo
Os fios podem ter muitas particularidades: serem tingidos, oleosos e ondulados ao mesmo tempo, por exemplo. Nesse caso, como escolher o xampu ideal? A dica dos especialistas é tentar identificar em que característica você quer que o produto atue. Prefere que os cachos fiquem lindos? Procure produtos específicos para esse tipo de cabelo. Quer acabar com a oleosidade? Opte por xampu para cabelos oleosos. E assim por diante.

Xampu perdeu o efeito
Embora muita gente acredite que o cabelo se acostume com um produto, isso é apenas um mito. Alguns estudos demonstram justamente o contrário: que o uso prolongado do mesmo tipo de xampu reforça a sua ação, pois o resultado vai se acumulando.

Com ou sem sal?
Depende do seu tipo de cabelo. De acordo com os especialistas, o sal pode ressecar o couro cabeludo e os fios. No entanto, se o seu cabelo for oleoso, por exemplo, isso pode ser um bom negócio. Os produtos sem sal são geralmente indicados para cabelos danificados, já que a ausência desse ingrediente não gera novas agressões aos fios.

Limpa e hidrata
A função do xampu é remover as impurezas do couro cabeludo e dos fios. Por isso, não espere que ele também hidrate os seus cabelos. O que alguns produtos conseguem fazer é reduzir os danos que podem ser causados na utilização de um xampu. No entanto, vale ressaltar que esse produto é essencial para que o condicionar possa fazer o seu trabalho devidamente, hidratando realmente o cabelo.

A maneira como você lava os cabelos importa
O xampu deve ser aplicado sobre os cabelos e o couro cabeludo, sempre tomando cuidado para não exagerar na medida. Para uma lavagem eficiente, basta uma quantidade equivalente ao tamanho de um moeda média, independente do comprimento das mechas. O passo seguinte é espalhar o produto com as mãos e então aplicá-lo sobre o couro cabeludo, fazendo movimentos massageadores circulares com as pontas dos dedos e depois espalhando a espuma até as pontas dos fios. Essa ação estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos cabelos.
Também não há necessidade de lavar os cabelos diariamente. Os fios precisam do óleo natural produzido pelo couro cabeludo para manterem o brilho natural e crescerem saudáveis. Por isso, o ideal é lavar dia sim, outro não.

Duas aplicações por lavagem
A conduta é indicada e adotada por todos os profissionais. O ideal é sempre lavar os fios duas vezes. A primeira lavagem vai tirar o grosso da sujeira, mas não garante a retirada dos possíveis resíduos de outros produtos. Portanto, a segunda lavagem é essencial e vai ajudar a deixar os cabelos mais soltos. E é importante caprichar no enxague para evitar que o excesso do produto se acumule no couro cabeludo e nos fios, uma das causas principais da falta de brilho.

Xampus usados pelos salões de beleza podem ser encontrados no varejo não especializado
Muitas das marcas de produtos para cabelos usadas em salões de beleza estenderam seu mercado de atuação para atender às demandas do consumidor final, cada vez mais ávido por soluções de qualidade e que prezam pela praticidade. Atualmente é possível encontrar linhas de cuidados antes restritas ao profissionais de beleza em lojas de cosméticos, farmácias e supermercados. E não faltam alternativas para quem busca conquistar os mesmos resultados do salão em casa. Vale consultar o seu cabeleireiro de confiança para decidir qual a opção mais adequada ao seu perfil.

0 comentários:

Postar um comentário